Apresentação

O Blog “Dias Pares” resulta na publicação intermitente de um post (dia sim, dia não, em todos os dias pares de cada mês…), partindo de algumas coisas pré-escritas. A temática é muito diversa, desde a ciência à filosofia, passando pela religião, pela educação, pelas relações humanas, pelo quotidiano…
Em todos os casos, se eu tivesse de eleger uma área predominante, seria a espiritualidade. Talvez ouse escrever (com algum risco de exposição…) de dentro da catolicidade para fora, com veleidades humanistas e ‘ecuménicas’…
O meu nome é João Paiva. Nasci em Coimbra em 1966 e tenho vindo a agradecer a minha existência: aos meu pais, a familiares, a amigos, ao tempo, ao espaço e a qualquer coisa em que me teço. Não como extra mas no tutano da minha identidade sou livremente casado e Pai de maravilhosos descendentes (já voadores noutros ninhos). Estudei mais ao Centro (entre Coimbra e Aveiro) e fui parar à Universidade do Porto. Ali experimento ser professor e investigador. Sou de química mas esta é a arte das misturas e, no meu caso, combino ciência, sociedade, educação, filosofia, poesia, religião, cultura, liberdade e muito mais. Gostar de fazer o que faço é um privilégio e devo-o em grande parte à Faculdade de Ciências, onde se trabalha, mas onde se respira. Plantei árvores e escrevi uns livros e uns artigos. Gosto da palavra: de a dizer, de a esgrimir e de a viver. Aprecio a razão (também por isso a ciência) embora a ache insuficiente. Como químico, entre análises e sínteses, não desprezo a alquimia de tantas procuras, ainda que seja outra a pedra que me transmuta.
Cultivo a agri-cultura, que me educa, entre couves, aulas, leituras, conferências e ervas daninhas.
Sou um crescente, um errante, um procurante, um carente, um esperante, um morrente e um crente.
As frases, versos e textos deste espaço digital são da minha autoria mas radicalmente inspiradas, (re)inventadas de algures. Nada, também por isso, me pertence.

 

Além da consulta direta em www.joaopaiva.net poderão aceder aos posts por 3 vias: FacebookTwitter e email, (também acessível a partir de www.joaopaiva.net/subscricao)