a memória da morte pode fazer viver…

   Espiritualidade Frases

Alfredo Dinis foi(é) um amigo. Padre jesuita, com quem partilhei aventuras literárias, humanas e cristãs. Escrevi, no dia da sua morte:

Tive o previlégio de o acompanhar intensamente nos últimos tempos.
A par da sua intelectualidade fiolosófica e da forma como emprestou radical racionalidade ao entendimento e à vivência da sua fé cristã, era um homem simples, sabedor de que é nas pequenas coisas da vida que a existência – amorosa – ganha sentido.
Tinha particular interesse, empenho e afeto no exercício desempoirado de conversar sobre a fé com os não crentes. Sempre de forma convicta mas aberta e lúcida.
Deixo-vos dois pensamentos que me legou na última viagem que fizémos, há cerca de uma semana, à sua terra natal (Tramagal), onde era muito estimado:
“Procurei como filósofo compreender o mundo. Estranhamente, sinto que o mundo tem um lado incompreensível. O mundo talvez exista não só para ser compreendido mas para ser amado!”
“A minha vocação sempre foi sólida e a minha fidelidade «fácil». Vi e sofri com muitas idiosincrasias na Igreja e nas organizações, mas Cristo, em quem me radiquei, nunca me decepcionou”.
Na recta final, inventava sorrisos fazendo florir amor das suas sementes de dor. Principalmente no fim, não se cansava de agradecer, a tudo e a todos.
Pessoalmente, tomo como inspiradora essa atitude de agradecimento constante. Desejo continuar a minha amizade com ele, precisamente fazendo por viver (e depois morrer)… a agradecer! Muitos encontros, hoje e sempre, se esculpem de gratidão.

 

Tags |